Forums

Go Back   The TrekEarth Forums >

Notices

Reply

Thread Tools Display Modes

riclopes 2008-11-06 0:14

Bom dia Francisco, sabia que no eram os nicos mas no tinha ideia que havia 26! candidatos. Confesso que o resultado me surpreendeu. Ter um presidente de cor nos EUA uma delcia.
ric

Old 11-06-2008, 11:58 AM
xuaxo's Avatar
xuaxo xuaxo is offline
TE Expert

Default To riclopes: candidatos e cores

verdade, h mais candidatos. As eleies no so a preto-e-branco (quase literalmente). O terceiro mais votado teve mais de 600000 votos, que pouco em milhes, mas no assim to pouco. No para comparar, mas h um deputado do Parlamento Regional dos Aores que foi eleito com apenas 75 votos.
~
No vejo com grande entusiasmo ou espanto o facto de terem escolhido um mulato (de cor, como dizes) para presidente. Acho que eles esto mais preocupados com o verde das notas de dlar do que com a cor do presidente. Sim, h todo esse simbolismo, o primeiro afro-americano, muitos pretos e mulatos acharem que um momento histrico, etc e tal. Mas no fundo acho que a maior parte desse entusiasmo fora dos EUA. Creio que a maioria dos votantes esteve-se nas tintas para a cor do Obama.
Alm disso, metade da famlia dele (ou seja do lado da me) branca. Diz-se que ele o primeiro presidente preto dos EUA (pas da me dele), mas se estivesse no Qunia havia exactamente as mesmas razes para dizer que seria o primeiro presidente branco (no pas do pai dele).
-
Nota: no tenho qualquer problema em chamar pretos, negros, mulatos, etc, s pessoas com origem africana. Convivo com eles h mais de 12 anos e no conheo nenhum que se importe com isso. Alguns no acham piada ao termo de cor, embora haja outros que eles prprios o usam.
Francisco
Reply With Quote
Old 11-07-2008, 10:18 AM
riclopes riclopes is offline
TE Expert

Default Re: To riclopes: candidatos e cores

Tenho tendncia a concordar com tudo o que dizes aqui, Francisco. No pensei que 'de cor' pudesse ser pejorativo e nunca sei qual a palavra mais apropriada. Preto?
O meu entusiasmo talvez se deva mais ao reflexo dos media, ou talvez por no ter ganho o outro...mas se calhar tens razo em relao aos votantes se estarem nas tintas.
ric
Reply With Quote
Old 12-23-2008, 11:02 PM
xuaxo's Avatar
xuaxo xuaxo is offline
TE Expert

Default Re: To riclopes: candidatos e cores

[Estou tentando responder a coisas em atraso.]

"No pensei que 'de cor' pudesse ser pejorativo e nunca sei qual a palavra mais apropriada. Preto?"

Eu no disse que 'de cor' pejorativo e at disse que h africanos que usam esse termo. O que se passa que muitos acham que essa expresso no faz sentido, porque 'de cor' somos todos, no h pessoas 'incolores' (embora eu pessoalmente ache que os finlandeses se aproximam muito do incolor :-)
A palavra mais apropriada para as pessoas 'de cor' mais escura, no sei. Entre os africanos que conheo, eles usam tanto preto como negro. Talvez negro seja mais usado em linguagem mais cuidada (por exemplo uma frase como "a beleza da mulher negra"), mas isto que eu estou a dizer no garantia de nada.
Entre os cabo-verdianos (que conheo desde 'brancos' at 'preto retinto' [muito escuro], como um costuma dizer), eles dizem preto e negro, mas talvez o que eles dizem mais a respeito deles prprios 'crioulo', o que uma palavra ptima, pois d para cabo-verdianos de todas as cores; e tambm evita que digam 'africano', pois muitos cabo-verdianos no se consideram propriamente africanos.
Como em muitas coisas, a importncia do politicamente correcto est mais do lado dos que falam do que do lado dos visados. O meu irmo est h uns meses em Maputo e tem a mesma ideia; para os moambicanos preto preto, branco branco, monh monh, com naturalidade, sem complexos.
F.
Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules