Forums

Go Back   The TrekEarth Forums >

Notices

Reply

Thread Tools

Great nwoehnl 2006-06-16 18:03

Hi Pat. This is a quite unique catch that makes me wonder why you were hiding it so long from TE. A lovely moment of the in-flight eagle going in front of the amazing Alaskan scenery. Great (and probably a bit lucky) timing to have the bird completely in front of the river, seeing him against the portion of the background that offers the best contrast. Nice one.

Old 06-16-2006, 10:40 AM
xuaxo's Avatar
xuaxo xuaxo is offline
TE Expert

Default To faraujo: Portugal na América

Olá Filipe,
Eu sei que fotograficamente esta imagem não é grande coisa. A intenção é mais simplesmente mostrar algo representativo da cultura popular portuguesa na América, neste caso no aspecto religioso.
Não sigo qualquer religião e quanto ao caso de Fátima é melhor nem dizer nada, para não levantar polémicas com mais alguém que leia isto. Mas de facto, a realidade é que numa rua de San Diego encontrei aquela Senhora de Fátima com os Pastorinhos; vim depois a descobrir que - inevitavelmente - era junto à "igreja dos portugueses" (principalmente açoreanos).
Por muito que não seja o mais abonatório, mas o que Portugal fundamentalmente mostra ao mundo é pouco mais que Fátima, Fado e Futebol. Em quase sete meses em San Diego só ouvi falar de Portugal uma vez na comunicação social: um jogo de futebol com uma equipa inglesa. E o único artista português que lá actuou (fora do circuito dos emigrantes) foi uma fadista (que eu até gosto).
Em princípio não tenho nada contra isso, mas é pouco, é redutor.
Já agora, espero que Portugal seja rapidamente eliminado nesse campeonato de futebol, para ver se acabam os exageros (nomeadamente o desrespeito pela bandeira nacional).
Desculpa-me os desabafos (não é nada contra ti, mesmo que gostes de Fátima, Fado e Futebol).
Francisco
Reply With Quote
Old 06-17-2006, 01:44 AM
faraujo's Avatar
faraujo faraujo is offline
TE Junior Member

Default Re: Para faraujo: Portugal na América

Olá Francisco
Compreendi, desde que vi a foto, qual era a tua intenção.
Parece que temos algumas opiniões comuns, em especial à exteriorização da cultura portuguesa (não a popular). Temos o exemplo de Espanha (até me custa dizer isto!) em que todos os sectores da cultura são valorizados e são tidos como imagem de marca do país, basta ver as campanhas publicitárias, não "vendem" apenas sol, praia e golfe.

Quanto à dita cultura popular, ela pode ser tida e tratada como um bem. Não pode é ser apenas sustentada e preservada pelo povo. As autarquias (que por azar, são popularuchas) têm a obrigação de conferir, regular e de fazer subir o patamar dos eventos populares.
No ano passado, estive em Quimper na Bretanha, assisti a dois festivais tradicionais/etnográficos (um só sobre a bretanha, o outro europeu onde havia representantes de Portugal: Alto Douro, Alentejo e Beira Litoral).
Quanto ao festival bretão passava por desfile de roupas tradicionais a danças, à noite havia concertos de bandas, desde das mais conservadoras (ou seja, mais etnográficas) às que cruzavam com jazz. Claro que, a sonoridade é de raiz celta, o que poderá facilitar o cruzamento musical. Mas não sou entendido na matéria, apenas gosto ou não! Eles têm um instrumento que é a bombarde que tem um som único!
Facto é que cheguei a comprar um CD de uma banda: “David Pasquet Group”, têm uma dinâmica fantástica, especialmente naquele ambiente!

Mas há uma coisa é que neste festival não havia: o pudor de assumir as raízes e as tradições, apenas pegaram nelas e as tornaram “não saloias”, e é disso que o português tem vergonha, o que nos falta é o orgulho do que é realmente nosso. Somos povo tipo “esponja”, absorvemos tudo o que nos rodeia, porque achamos que não temos nada para dar!

Há uma anedota que costumo contar os meus fornecedores espanhóis da empresa onde trabalho:
“Há duas formas de fazer um bom negócio: compra um espanhol pelo que ele realmente vale, e vende-lo pelo que pensa que vale! Ou comprar um português pelo que ele pensa que vale e vende-lo pelo que realmente vale!”

Bom, já me estou a tornar demasiado extenso…
Um Abraço
Filipe
Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules